SUSTENTABILIDADE

line
bg-bottom-skratch

Suprir as necessidades do presente, sem comprometer o futuro e as próximas gerações é a definição mais clara de sustentabilidade. É este o caminho que buscamos ao desenvolver nossas atividades produtivas no Grupo Morena.

Utilizamos métodos que nos apoiam num ciclo virtuoso, que consiste em produzir e preservar.

O incremento nos resultados econômicos e as melhorias nos indicadores produtivos caminham juntos com as boas práticas, fazendo com que cada vez mais a produção seja sustentável.

Você conhece as ODS’s?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazem parte de uma agenda global de 17 objetivos e 169 metas, projetados dentro de uma perspectiva universal que visa a construção de um mundo mais justo, próspero e sustentável, até 2030.

Eles são importantes para o fortalecimento da cultura da sustentabilidade, tornando os negócios eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos. No entanto, para que possam realmente ser colocados em prática faz-se necessário o comprometimento de toda sociedade.

E por isso, nós do Grupo Morena, realizamos um trabalho de priorização de ODS’s, no qual estabelecemos três metas de melhoria em nossas atividades que visam contribuir para o alcance dos ODS’s 2 – Fome Zero e agricultura sustentável, 4 – Educação de qualidade e 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

ods-1536x730-novo

Há 12 anos atrás iniciamos um projeto de captação de água da chuva, este processo consiste em direcionar a água que cai nos telhados dos barracões através de calhas para tanques feitos no chão e após isso reutilizar esta água para os tratos culturais, lavagem de maquinário e até mesmo irrigação dos jardins.

Possuímos 5 grandes reservatórios que somados tem capacidade estática de 6,5 milhões de litros de água e dentro do período reutilizamos mais de 20 milhões de litros.

Outra alternativa desenvolvida é a coleta seletiva do lixo.

Uma ação extremamente importante, levando em consideração que o descarte correto pode ajudar famílias que sobrevivem da reciclagem e também diminuir a poluição do planeta.

Há mais de 10 anos todo o lixo reciclável da propriedade é separado conforme especificação correta e encaminhado para a cooperativa de reciclagem COOPERTAN, localizada no município de Tangará da Serra – MT. Resíduos não recicláveis como óleo usado, pneus, baterias e materiais infectantes também são destinados corretamente para empresas especializadas neste tipo de descarte.

RECICLAGEM
ENERGIA SOLAR

Em relação as condutas voltadas ao consumo de energia elétrica, há 4 anos implantamos um sistema de energia solar fotovoltaica que fornece mais de 70% de toda energia consumida na propriedade.

Além disso, a maior parte do sistema de iluminação foi substituído por lâmpadas led de baixo consumo.

Outro ponto a ser destacado é a implementação da automação do sistema de termometria e aeração na unidade de armazenagem, que reduz cerca de 30% do consumo de energia devido a assertividade do acionamento.

Nossos métodos de condução da lavoura são conservacionistas, há mais de 17 anos trabalhamos com a técnica de plantio direto que permite maior incidência de matéria orgânica no solo e trabalha com o revolvimento mínimo do mesmo.

Também praticamos rotação de culturas e consórcios, que são importantes para renovação do solo e reposição de nutrientes.

PLANTIO DIRETO
ILPF

Outro recurso empregado no Grupo Morena é o sistema de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Os ganhos encontrados nesta estratégia são muitos, em nosso caso a melhor utilização de áreas marginais foi possível através da implantação de pastagens em conjunto aos eucaliptos.

Além de proporcionar bem estar animal e proteção do solo, as áreas combinadas com agricultura apresentaram elevação nos níveis de produtividade, demonstrando a eficiência do método.

Dentro do setor pecuário realizamos a compostagem dos dejetos sólidos provenientes do confinamento. Este material é retirado das baias e colocado em leiras, onde é enriquecido e tratado para que se transforme em um adubo de qualidade.

Após a finalização deste processo reutilizamos este material que se torna um fertilizante, para aplicação nas pastagens.

COMPOSTAGEM
mel

Recentemente, no ano de 2019 através da ideia de um colaborador que se inscreveu no nosso Desafio Sentinelas da Terra, iniciamos trabalhos com a cultura de abelhas dentro da propriedade, posicionando caixas com as colmeias em áreas estratégicas próximas as reservas.

As abelhas fomentam o equilíbrio do ecossistema, permitem a manutenção da biodiversidade e produzem um alimento riquíssimo que é o mel.